Nutrição

Ingestão de chá mate aumenta a proteção antioxidante em pacientes com dislipidemia - UFSC

Autor(a): Rita de Cássia Borges de Castro


Estudo publicado na revista Nutrition por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina concluiu que a ingestão de chá mate aumenta a proteção antioxidante em pacientes com dislipidemia.

Trata-se de um estudo clínico randomizado que avaliou 74 indivíduos dislipidêmicos maiores de 18 anos de idade. A dislipidemia foi caracterizada de acordo com as “IV Diretrizes Brasileiras de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose”, tendo um desses parâmetros alterados: colesterol total (CT) ≥200mg/dL ou LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade) ≥130mg/dL ou colesterol HDL-colesterol (lipoproteína de alta densidade) ≤40mg/dL para mulheres, ou ≤50mg/dL para os homens.

Inicialmente, os participantes passaram por 30 dias de monitoramento bioquímico, antropométrico e dietético. Após esse período, os indivíduos foram divididos aleatoriamente em três grupos: chá mate (n=23); chá mate associado com intervenção dietética (n=25); e somente intervenção dietética (n=26).

Os pacientes dos grupos chá mate e chá mate mais intervenção dietética receberam folhas picadas de erva-mate comercial torradas e foram instruídos para o preparo das infusões. Após 10 minutos de infusão, o chá foi filtrado e consumido imediatamente, sem açúcar ou quaisquer substâncias para adoçar, sendo orientados para beber 330 ml de chá mate três vezes por dia, principalmente com as refeições (café da manhã, almoço e jantar), totalizando cerca de 1L por dia durante 90 dias.

Os indivíduos dos grupos que foram submetidos a intervenção dietética receberam aconselhamento nutricional para aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. Eles também foram instruídos a reduzir o consumo de alimentos ricos em colesterol, ácidos graxos saturados e trans. Todos os participantes foram avaliados no início do estudo, bem como em 20, 40, 60 e 90 dias após o início do estudo.

Os três tratamentos promoveram o aumento dos níveis séricos de glutationa reduzida (GSH), um marcador de atividade antioxidante, mas o grupo chá mate apresentou um maior aumento quando comparado com os outros grupos (21,7%, p<0,05). Além disso, o potencial antioxidante de redução do ferro (FRAP), outro marcador de atividade antioxidante, aumentou significativamente (p<0,05) apenas nos grupos com chá mate após 90 dias de intervenção. Houve também redução significativa nos níveis de LDL-colesterol apenas no grupo chá mate, que reduziu de 160,2 ± 5,7 mg/dL para 150,1 ± 4,8 mg/dL (p<0,05).

“Os resultados deste estudo demonstraram um aumento na capacidade antioxidante em indivíduos dislipidêmicos após a ingestão de chá mate em longo prazo, sugerindo que este pode apresentar efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares nesses pacientes. No futuro, intervenções dietéticas e estudos de longo prazo devem ser realizados para avaliar o efeito antioxidante de erva-mate na prevenção de doenças cardiovasculares”, concluem os autores.

sábado 26 maio 2012 17:20 , em Nutrição


Emprego - Nutricionistas

Blog de vitaeinstitutoeducacional :VITAE INSTITUTO EDUCACIONAL, Emprego - Nutricionistas

terça 15 maio 2012 10:31 , em Nutrição


Processo seletivo - EDITALSESI - Nutricionista - Joiville\SC

Informa abertura de processo seletivo

PROGRAMA
NUTRIÇÃO: Formação superior completa em Nutrição; Inscrição no CRN. Habilidade na área de MESA BRASIL
Dia 14/05/2012 - Joinville
Saúde pública e Projetos Sociais
Acompanhe os processos seletivos do SESC/SC através do

site www.sesc-sc.com.br- ícone Trabalhe Conosco

sábado 12 maio 2012 09:43 , em Nutrição


"O desafio que representa a educação alimentar na escola" por Fatima Menezes*

Blog de vitaeinstitutoeducacional :VITAE INSTITUTO EDUCACIONAL, 'O desafio que representa a educação alimentar na escola' por Fatima Menezes*

 Nos anos 90, quando teve início a discussão sobre os dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Alimentar foi sugerida como tema transversal ao currículo mínimo das instituições de ensino médio. Naquele momento da historia do país, a questão alimentar ainda era um tema restrito, aos profissionais da área de saúde pública. Na comunidade escolar havia o desafio de compreender o tema em suas múltiplas acepções de forma que pudesse atender aos conteúdos interdisciplinares, outro desafio da época.

Entretanto a mudança do hábito alimentar da população brasileira por meio do consumo cada vez mais intenso de alimentos industrializados, fora de casa e o aumento da oferta diversificada e produtos alimentares, colocou o tema educação alimentar em outra dimensão. Trata-se agora de colocar a questão alimentar como conteúdo programático em todas as fases de educação básica, constituindo-se como um item do currículo escolar e do projeto pedagógico da unidade escolar. Mas como fazer isso se os profissionais de ensino não foram preparados para este desafio? A resposta a essa pergunta parece indicar a necessidade de uma ação de política pública voltada para a conscientização da sociedade brasileira e especialmente da comunidade escolar e os educadores. No que diz respeito ao sistema público de ensino que obrigatoriamente tem a responsabilidade de prover no mínimo uma refeição aos alunos por meio do PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar, a questão parece estar sendo encaminhada.

Entretanto é necessário envolver educadores na criação de estratégias que possam reverter o quadro descrito anteriormente. Um bom caminho parece ser a sensibilização tanto de alunos como de professores para o sabor dos alimentos naturais. Apreciar certos sabores, como muitas outras coisas na vida, pode ser resultado de aprendizado. Além disso, há de se constatar que utilização de açúcares e sal em dosagens exageradas tem interferido na criação de um padrão alimentar que para ser desconstruído precisa de um trabalho contínuo e intenso. Os nutricionistas são os profissionais indicados para levar adiante esta mudança de padrão alimentar e a alimentação escolar uma excelente oportunidade para aproximar o consumidor de novas experiências em relação ao sabor. Para isso acontecer de forma simples, a sociedade educativa precisa estar sensibilizada e comprometida construindo uma grade curricular na qual o tema alimentar esteja presente de forma viva e não para preencher uma necessidade legal e ou um princípio educacional. *Fatima Menezes é Diretora da Ação Fome Zero

Foto: Jane Gehrke - CEI menino Deus - Dona Emma/SC

segunda 07 maio 2012 07:05 , em Nutrição


Conselho Regional de Nutricionistas em Rio do Sul - Palestra - 3ª Edição

Blog de vitaeinstitutoeducacional :VITAE INSTITUTO EDUCACIONAL, Conselho Regional de Nutricionistas em Rio do Sul - Palestra - 3ª Edição

Faça logo sua inscrição Nutricionistas de todas as áreas da nutrição. Aproveitem o encontro é maravuilhoso não percam........

terça 01 maio 2012 01:05 , em Nutrição


|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para vitaeinstitutoeducacional

Precisa estar conectado para adicionar vitaeinstitutoeducacional para os seus amigos

 
Criar um blog